Por que existem tantos professores de Biologia ensinando Ciências no Ensino Fundamental e Física no Ensino Médio?
Segundo, Sonia Rodrigues no seu texto "O apagão vem aí", ela mostra a sua preocupação com a falta de formandos de Física para suprirem a imensa carência de professores dessa disciplina no ensino médio.
Um recente estudo do Mec dá a resposta, que é a mais óbvia, claro: porque se formam mais professores na licenciatura de Biologia do que na de Física. E, provavelmente, a procura por Biologia é maior, porque o contato dos alunos com professores desta área é mais intenso, já que são eles que estão em sala de aula.
O “apagão” de professores de Física é um fenômeno brasileiro que ocupa a atenção dos especialistas em gestão e de todos aqueles preocupados no impacto das lacunas de alfabetização científica sobre o desenvolvimento tecnológico do país e sobre o desemprego entre os jovens.
Segundo o Inep, são necessários 23,5 mil professores de Física, só para o Ensino Médio, e as todas as faculdades do país formaram, nos últimos 12 anos, apenas 7,2 mil licenciados. Além disso, é certa a expansão do Ensino Médio nos próximos anos, e é necessário que professores de Física assumam, junto aos de Biologia e Química, as aulas de Ciências no Ensino Fundamental. Frente a isso, a situação é ainda mais grave, por um lado, e mais positiva, por outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário